Unindo Forças: A Importância de Parceria entre Família e Escola para a Saúde Mental dos Estudantes

Atualizado: 8 de mai.

Psiquiatra Wimer Bottura destaca a necessidade de colaboração em entrevista exclusiva para a revista Educação

Numa discussão reveladora com a revista Educação, Wimer Bottura, cofundador da Universidade de Pais, aborda como a cooperação entre família e escola é crucial para o bem-estar mental dos jovens.

Conflitos entre família e escola podem prejudicar gravemente a saúde mental dos estudantes, uma situação preocupante que Wimer Bottura, psiquiatra e psicoterapeuta, explorou em sua recente entrevista para a revista Educação. No Brasil, o impacto é significativo, com transtornos mentais afetando cerca de um sexto dos jovens entre 10 e 19 anos, segundo o Unicef.

Bottura expressa que "é preciso entender que família e escola são parte do mesmo todo, não são antagônicas. Desde que a interação pais-escola virou relação de consumo, muitos responsáveis criaram expectativas desalinhadas sobre o papel educacional." Esta visão distorcida contribui para um ambiente onde conflitos e acusações são comuns, mas pouco produtivos.

Ele continua, "o teor acusatório da família para com a escola desequilibra a relação e provoca reações defensivas. Precisamos de menos regras reativas e mais diálogo construtivo."

Wimer Bottura vai aprofundar essas questões no evento Bett Brasil 2024, participando do painel ‘A sinergia escola, família e saúde mental’, que será realizado em 25 de abril, às 17h, no Auditório 6 – Aquário.

A prática comum entre alguns pais de culpar as escolas pelos problemas de saúde e bem-estar de seus filhos muitas vezes ignora uma realidade alarmante: a maioria dos acidentes e casos de violência contra crianças ocorre dentro do próprio lar.

Esta tendência de responsabilizar as instituições educacionais desconsidera estatísticas que mostram os lares como os locais onde esses eventos mais frequentemente acontecem, impedindo uma colaboração efetiva que é crucial para a segurança e o desenvolvimento dos jovens.

Além de discutir a dinâmica familiar-escolar, Bottura também apontou dados alarmantes sobre violência doméstica, ressaltando que "acidentes com crianças, na sua maioria, são domésticos, e abusos sexuais acontecem muitas vezes dentro de casa. Não podemos simplesmente culpar; é necessário refletir e atuar conjuntamente.”

Leia a entrevista completa com Wimer Bottura e explore como a colaboração entre família e escola pode ser fortalecida para melhor apoiar os jovens. Acesse https://revistaeducacao.com.br/2024/04/25/familia-e-escola/ para saber mais.